28 Setembro 2010

Após um ano de hiato, retomo este blog – tal como retomei também a minha intenção de prosseguir o meu trabalho neste mestrado. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, parto para este desafio com uma ideia muito mais clara do que pretendo fazer; todavia, as dúvidas, em relação ao que vou encontrar no percurso, mantém-se.

Este trabalho de mestrado vai estar integrado no projecto SEDUCE, cujo principal objectivo é "avaliar o impacto dos efeitos não cognitivos mediante o uso das TIC entre cidadãos seniores em contexto de comunidade social on-line e construir uma comunidade social on-line com a participação do cidadão sénior", sendo que o meu papel será o de desenhador da interacção dos serviços associados a este portal. Já em situações anteriores me havia debruçado sobre o papel das TIC na vida do cidadão sénior – claramente existe trabalho a fazer na sociedade para a integração desta camada da população (cujo número é cada vez maior) – pelo que a oportunidade de colaborar activamente num projecto nesta área, dotado já de um programa e de uma equipa multidisciplinar motivada, se mostrou irrecusável.

Realizar um projecto de design destinado aos idosos é, em certo sentido, inqurir sobre problemas que também afectam, em maior ou menor escala, o resto da população. Não só a ancianidade é uma condição inevitável – logo relevante – como também as questões cognitivas e emocionais ligadas à experiência do uso dos artefactos tecnológicos também se aplicam a toda uma camada da população que não é tecnologicamente literata. Para além de ser uma questão de responsabilidade social, procura-se um pensamento da relação (ou apropriação) do homem em relação ao artefacto digital, este próprio em constante mudança.

O projecto SEDUCE antecede e transcende o trabalho que vou realizar neste mestrado, pelo que a minha principal expectativa é a de conseguir que a minha colaboração se traduza, o mais possível, num contributo real para a qualidade de vida dos milhares de idosos existentes no país.

Realizou-se já a primeira reunião com os orientadores (Ana Veloso e Nuno Dias), bem como com a colega Jessica Simões, mais o seu orientador, Óscar Mealha, sendo que as principais decisões tomadas relacionaram-se com a calendarização das reuniões de trabalho e temática das leituras iniciais.

 


Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO